O que é Blockchain?

Antes de explicar o que é Blockchain, é preciso falar do sistema peer-to-peer ou P2P. De maneira simplificada, o P2P é um tipo de arquitetura de rede distribuída onde não é necessário um servidor central. Todos os computadores são interligados, funcionando como receptores e servidores de dados compartilhados ao mesmo tempo. Um exemplo de sistema P2P são os torrents, sistema usado para compartilhar arquivos na internet.

Quando o Blockchain surgiu, a intenção era compartilhar informações, e isso só é possível com o uso do sistema P2P. Como a tecnologia se mostrou segura e com grande potencial de desenvolvimento, a aplicação para outros fins que não o Bitcoin já vêm sendo estudada.

Atualmente, bancos e empresas de tecnologia, como a Microsoft e a IBM, já têm suas próprias iniciativas para desenvolver soluções próprias em Blockchain. Por enquanto, todas essas frentes ainda estão em fase de teste. Como essas são iniciativas privadas e corporativas, por isso não podem ser abertas ou compartilhadas, o P2P não é usado, o que foge do intuito original.

Porém, outras frentes, também têm usado o Blockchain para um bem comum. É o caso da Agora, uma fundação que estuda a aplicação da tecnologia em processos eleitorais, para governos e instituições. O objetivo é evitar fraudes e tornar o processo mais ágil.

Espero que tenham gostado dessa informação, fiquem ligados que logo traremos mais artigos sobre Blockchain e suas utilidades.

Fonte: https://www.remessaonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *