o que é CASB?

CASB é um agente de segurança para acesso à nuvem (Cloud Access Security Broker – CASB). O que refere-se a um software de hospedagem em nuvem – ou local – e que detém-se entre os consumidores de cloud computing e dos que provem desse serviço.

O software auxilia no controle sobre a segurança da infraestrutura local para a nuvem. Impondo políticas de segurança, administração corporativa e conformidade dos dados. Já sendo uma tendência em segurança da informação, pois proporciona diversos benefícios para as organizações.

Entender a prática do CASB e passar a utiliza-lo é de extrema relevância na área de TI, pois passará a ter mais controle sobre os serviços referentes a informática que são realizados nas empresas, tornando possível aderir boas práticas afim de melhorar a segurança de dados sigilosos.

Mas por que ele é um tendência?

Tornou-se tendência pelos benefícios que ele gera e iremos citar os principais que agregam as organizações:

Melhorias nas análises de dados

O CASB gera relatórios completos com o tráfego das informações da empresa. Para um bom entendimento, vamos imaginar que algum documento identifica que houve um acesso em um local do qual não contém nenhum colaborador da sua empresa, logo já podemos imaginar que pode ser alguém com más intenções. Desta forma, algumas medidas são tomadas, como exemplo: o reforço na segurança, o rastreamento e mudança de senhas, evitando que a situação venha a se repetir.

Acompanhamento em tempo real

Com a criação de novas tecnologias, o relacionamento e as interações se tornaram muito mais rápidas e dinâmicas. Tornando complicado acompanhar os softwares e os armazenamentos em nuvem de todas as áreas na empresa. O CASB assegura um acompanhamento de forma rápida e prático, tudo em tempo real. Além de também fornece relatórios completos com os dados e infrações com a finalidade de que os problemas sejam identificados e solucionados rapidamente.

Mapeamento e credenciais

Com o credenciamento dos colaboradores da companhia, evita-se problemas, tais como a falsificação ou duplicação de login, fazendo com que usuários não autorizados não acessem dados da empresa. Esta prevenção foi tomada por conta das falsificações de credenciais, uma prática muito comum dos hackers. Por isso, torna-se importante fazer o mapeamento e deve ser uma prática bem desenvolvida.

Autenticação

O sistema também tem como atribuição autenticar aplicativos que estão abertos em nuvem, criando diversos tipos de controle de acesso, como nos códigos e senhas, evitando que indivíduos não acessem programas e aplicativos sem as devidas autorizações empresarial.

O que constrói o CASB?

A Visibilidade

 Onde as companhias tem de dar visibilidade e ter controle sobre os serviços desenvolvidos, afim de que TI’s poderão autorizar alguns serviços e passar a ter controle dos acessos em funcionamento, e os dados utilizados pelo programa. No entanto, dispositivos não gerenciados tem disponibilidade apenas na versão web.

A conformidade

 Torna-se essencial que empresas tenham atenção ao transferir dados para a nuvem, devem-se seguir as legislações vigentes, para que o uso das informações e os tratamentos não gerem multas e penalizações à empresa.

A lei geral de proteção de dados (LGPD), que entrará em vigor a partir de 2020, por exemplo, exige que as companhias não revelem e nem comercializem dados de seus clientes, funcionários e fornecedores. Logo, entender o que é CASB e colocá-lo em prática ajuda a cumprir essa nova legislação.

O sing on.

Nas empresas o controle de informações sempre deve ser executado para que sejam controlados os acessos dos usuários. Esse pilar certifica a identificação dos colaboradores, fornecedores, visitantes e outras pessoas que podem ter acesso aos programas.

A segurança de dados

Possibilita que profissionais de TI façam a transferência dos dados de maneira eficiente, sem suspeitas de violação, tornando ainda mais eficaz mecanismos de detecção, como o Data Loss Prevention (DPL).

Uma das principais funções do CASB é prevenir perdas de dados, para que eles se tornem menos vulneráveis a acidentes, vazamentos e ao acesso de pessoas mal intencionadas. O CASB possibilita a rápida identificação dos vazamentos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas, e evitar consequências graves.

Espero que tenham entendido o que é CASB. Analisem os benefícios, certamente é uma boa opção para ser desenvolvida em sua empresa. Em caso de dúvidas, ficaremos felizes em responder, entrem em contato conosco…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *